Resumo
O terceiro dia da nossa viagem pelo Vale do Rio Mosela nos leva das adegas de Traben-Trarbach ao pitoresco vilarejo de Ediger. Durante a etapa passamos por vários lindos vilarejos e o vinhedo mais íngreme da Europa, no qual nos espera no final do dia, a vista mais famosa do Vale do Mosela.
Ainda antes de pedalar os primeiros metros do dia, fazemos uma pequena caminhada à ruina do castelo Grevenburg, que está situada num morro 120 metros acima de Traben-Trarbach. A construção histórica foi edificada na Idade Média e destruida pelos franceses durante a Guerra da Sucessão da Polônia, no século XVIII. Hoje o Grevenburg é o ponto com a melhor vista do Vale do Rio Mosela em Traben-Trarbach.
Depois dessa bela atividade durante a manhã, começamos a pedalar. A ciclovía do Rio Mosela nos leva ao longo de um sinuoso percurso fluvial, à acolhedora cidadezinha de Zell, famosa por seus vinhos do vinhedo Schwarze Katz ("Gato Negro"). A encantadora margem da cidade é o perfeito lugar para nossa parada de lanche.
Abastecidos com nova energia, pedalamos o segundo trecho da etapa do dia. A paisagem do Vale do Mosela começa a estreitar-se, assim que entramos na sua parte inferior, também conhecido como Terrassenmosel ("Mosela dos terraços"). Já logo vemos as impressionantes encostas do Calmont, o vinhedo mais íngreme da Europa. Passamos os vilarejos de Bremm e Eller, ao pé do vinhedo, antes de chegarmos em Elliger, onde se encontra o nosso hotel.
Depois do check-in fazemos uma pequena parada antes de pedalarmos 1 km de volta a Eller. Aqui nos espera um guia especial, que vai nos levar à trilha Calmont Klettersteig. Nessa trilha pelas íngremes encostas do imponente vinhedo do mesmo nome, não só vamos aprender mais sobre as plantações de vinho, mas também podemos disfrutar a espetacular vista do sinuoso percurso fluvial, que é considerada a mais icônica perspetiva do completo Vale do Rio Mosela.
Ao final do passeio, que demora mais ou menos 3,5 horas, vamos fazer uma pequena degustação dos vinhos feitos das uvas que crescem no Calmont. Como a trilha Calmont Klettersteig tem alguns trechos bem estreitos ou com escadas, é importante usar sapatos firmes. Aqueles que não querem participar dessa caminhada e, ao invés disso preferem descansar, podem ficar em Ediger e curtir a acolhedora atmosfera do bonito vilarejo. Aqui existe um lindo centro histórica com uma igreja medieval do estilo gótico, assim como uma boa escolha de bons restaurantes próximo da margem do Rio Mosela.